terça-feira, 23 de abril de 2013

Mães do mundo inteiro uni-vos!

-Dá um beijinho e pede desculpa.
Façamos um “puxa a cassete atrás”…
Ouça-se o som de uma bem puxada bofetada. Daquelas que na banda desenhada têm uma onomatopeia “SLAP!”; das que ferem tanto a bochecha quanto o ego.
O que faz a mãezinha do esbofeteador?! Diz: “oh… vá, dá um beijinho e pede desculpa.”
O quê?! Nada disso. Não basta o ego estar colado ao chão, a bochecha estar dorida e ainda se leva com uma beijufa do pequeno Judas?

Mães do mundo inteiro uni-vos!
O castigo é uma instituição com resultados fantásticos. Uns minutos no cantinho da sala, não comer a sobremesa, a não ida ao parque, sei lá eu!? Mas um beijo na cara daquele que acabou de presentear com uma bofetada cheira-me a prémio.
E crescemos assim: a achar que um beijinho e um pedido de desculpas bastam. E crescemos assim: a enchermo-nos de pequenas desilusões porque não nos protegem destes disparates.
Todos damos, todos apanhamos.
Somos ronronadores gatos e violentos tigres. Mas não nos façamos Judas. Mais, não criemos pequenos Judas nos nossos colos, com as nossos remendos.
Hoje a bofetada saiu, amanhã chegará.
Deixemos o beijo para a coisa boa, para a dor provocada por outros, para a alegria que se partilha, para o sincero cumprimento. Não lambuzemos a cara de quem, tantas vezes propositadamente (porque o dia foi mau, porque estava a jeito, porque se acumularam rancores, só porque sim) agredimos.
Protejamos pois os nossos: a quem orgulhosa e carinhosamente chamamos príncipe e princesa, para quem queremos o melhor, de quem cuidamos com o zelo porque sabemos serem as pessoas mais importantes na nossa vida destes rotos remendos que nos tentam impor todos os dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário